Desde 1999 a sul-coreana Digital & Analog (D&A) fornece circuitos integrados classe D para diversas companhias OEM. Em 2008 a D&A fundou a divisão Calyx para lançar os seus próprios produtos High-End usando sua experiência em design, fabricação e vendas.

Tendo recebido ótimas avaliações do modelo anterior, o DAC 24/192, em 2012 a Calyx lançou o seu DAC topo de linha: o Calyx Femto. O nome veio do jitter dos seus clocks serem tão baixos que passaram a ser medidos em femtossegundos (milésimos de picossegundo).

O Calyx Femto possui 8 entradas digitais: 2 coaxiais (RCA), 2 ópticas (Toslink), 2 balanceadas (AES/EBU), 1 BNC e 1 USB. Possui saídas balanceadas (XLR) e coaxiais (RCA).

O Femto utiliza 2 chips ESS Sabre32 ES9018, 1 por canal, considerado o atual estado da arte em conversão digital analógica. O circuito é baseado em tecnologia SMD de baixíssimo ruído, sendo a alimentação feita por uma fonte linear blindada com 2 transformadores, um para a parte analógica a outra para a parte digital. Os clocks no circuito são de origem militar e aeroespacial de GPS, e ficam blindados contra interferências de rádio frequência. O chassis de alumínio é todo usinado por computador (CNC).

A entrada USB assíncrona é baseada no chip XMOS, aceitando formatos de até 24 bits e 192kHz. Seu controle de volume digital de 32 bits permite a ligação direta do Femto a um amplificador de potência sem a necessidade de um pré-amplificador. Possui 3 opções de filtro digital “passa baixa” que limitam a resposta em 50, 60 ou 70kHz, e também possui opção de inversão de fase absoluta. O display apresenta a taxa de frequência do sinal digital de entrada, a entrada em uso e o volume. Acompanha controle remoto com o mesmo design do aparelho.

O Calyx Femto é um equipamento fantástico, e um dos DACs mais transparentes que eu já tive no meu sistema – ultra-revelador, ele mostra detalhes em gravações de todos os tipos. – Jeff Fritz (SoundStage! Ultra), Maio 2014

Devo dizer que esse é o DAC com a melhor sonoridade (e o mais bonito) que já ouvi. – Doug Schneider (SoundStage! Hi-Fi), Setembro 2012

O Femto tocou tudo com excepcional musicalidade. Detalhamento, transiente, reprodução, micro e macro dinâmica, foco e resolução absoluta são de primeira categoria. Eu simplesmente não encontrei falhas no Femto. – Steven Plaskin (AudioStream), Setembro 2013

O desempenho do Calyx Femto é considerado estado da arte pela crítica especializada. Sua altíssima resolução forma um palco sonoro amplo e profundo, limpo, com instrumentos bem separados e definidos. Sua assinatura sônica é neutra, dinâmica e muito reveladora, permitindo longas horas de audição sem causar fadiga auditiva.

Especificações:

  • Entradas digitais: 2 coaxiais (RCA), 2 AES/EBU (XLR), 1 BNC, 2 Toslink (ópticas), 1 USB
  • Saídas Analógicas: 1 par coaxial (RCA), 1 par balanceada (XLR)
  • 2 tranformadores separados para circuitos analógicos e digiais
  • Controle de volume digital de 32 bits
  • 2x Sabre32 ES9018, um em cada canal
  • 3 opções de filtro digital
  • Controle de fase absoluta
  • Saídas AES/EBU totalmente balanceadas

Calyx-logo-400
Medições:

  • Dynamic Range: 130dB A-weighted (saídas balanceadas)
  • SNR: -130dB A-weighted (saídas balanceadas)
  • Channel Separation: 144dB @ 1kHz, 126dB @ 20kHz (saídas balanceadas)
  • THD: <0,0003% @ 1kHz, 0dB
  • Jitter RMS: 500 femto

Frequências de amostragem: 44,1 até 192 kHz / 24 bits

Dimensões: profundidade 40,4cm x largura 43cm x altura 10,2cm

Peso: 18,5 kg

3 anos de garantia

Preço: esgotado, no momento sem previsão de receber mais.

Disponibilidade: a pronta entrega

Fabricado na Coréia do Sul

Editor’s Choice 2012